Saúde Integral

10/01/2019 22h00

Pratique PA-KUA!

Um vasto e profundo conhecimento milenar que nos ensina a lidar com as mudanças da vida, além de nos trazer inúmeros benefícios.

Por Nosso Bem Estar

Liga Internacional de Pa-kua
Materia1 pakua 1

Pa-kua nos prepara para as mudanças da vida

O ensinamento do Pa-Kua (Pa=oito; Kua=mutações, mudanças) é um dos pilares fundamentais da filosofia e pensamento chinês. Ele foi baseado nos oito trigramas que representam os estágios de mutação da natureza.

Se atribui a Fu-Hsi o mérito de ter compilado esta antiga sabedoria, há aproximadamente 5 mil anos. Os antigos estudiosos perceberam nos movimentos das estações e do planeta um padrão, criando a partir desse, um conhecimento de grande conteúdo filosófico, com diversos objetivos e aplicações. 

 

O Mestre

O Mestre Superior Rogelio Giordano Magliacano iniciou seus estudos de artes marciais aos 9 anos com Judô, chegando a praticar várias outras artes marciais como Shaolin Honan, Taekwondo, Sipalki e Hapkido, depois passando para o estudo de Medicina tradicional chinesa e Ayurveda.

Na década de 70, o Mestre Giordano conheceu o Mestre I Chang Ming, na época exilado na Coréia. Iniciou o seu estudo de Pa-Kua. Depois de árduo trabalho e atingido o grau de Maestria, foi autorizado a ensinar o conhecimento Pa-Kua de forma geral à população.

O Mestre desenvolveu um método de ensino que hoje forma a base da Liga Internacional de Pa-Kua, fundada oficialmente em 1976, na Argentina. A Liga conta com centenas de recintos de prática em diversos países, como Brasil, Argentina, Uruguai, Estados Unidos, Itália, Portugal, Espanha, Inglaterra, Alemanha, Suíça, Rússia, Israel, entre outros.

A escola

A escola foi criada com o intuito de ensinar Pa-Kua de uma maneira mais fácil para o ocidental. Assim, cortou-se boa parte dos termos em chinês e adicionou-se o uso de faixas como graduação para organizar com mais facilidade o formato de ensino, permitindo que outras pessoas também pudessem ensinar.

O conhecimento Pa-Kua é muito amplo e, assim, foi dividido em 9 modalidades, para que cada aluno escolhesse o que lhe agrada mais. As disciplinas são como formas diferentes de se estudar o mesmo conhecimento.

Uma forma de conhecer este método surpreendente é fazendo aulas experimentais para sentir na pele qual modalidade combina mais com você. Informe-se. Vale a pena!

Saiba mais:

www.pakua.com
www.pakuars.com.br

9 Modalidades:
Um único conhecimento

A Liga internacional tem o objetivo de ensinar o
Pa-Kua através destas nove disciplinas

 

Arte Marcial

A arte marcial de Pa-Kua possui o foco na autodefesa, trabalhando a evolução das técnicas desde o mais básico ao mais avançado. São usadas técnicas de utilização de pontos sensíveis, alavancas, torções, imobilização e muito mais.  O aluno vai evoluindo aos poucos, através de uma filosofia não competitiva, onde o verdadeiro inimigo a ser vencido somos nós mesmos.

Armas de Corte

O trabalho desenvolvido nesta modalidade enfatiza a percepção, coordenação motora e precisão de movimentos do praticante, buscando autocontrole e disciplina. Há uma grande variedade de armas, como facas, sabres e espadas, entre outros. Nesta modalidade é estudado a fundo sobre cada uma das armas, sua história e a técnica usada.

Pa-Kua Ritmo

O Pa-Kua ritmo é uma aula de defesa pessoal intensa, que visa o condicionamento físico e, como consequência, o fortalecimento muscular. Os exercícios feitos no ritmo da música trabalham de forma aeróbica às mesmas técnicas aprendidas na modalidade de arte marcial, juntamente com exercícios posturais, isométricos, de velocidade, potência e força.

Acrobacia

A Acrobacia faz parte da história chinesa. Inicialmente, servia para os guerreiros exibirem suas habilidades marciais ao grande público. Dentro dessa modalidade, se realiza o estudo de movimentações acrobáticas que buscam combater os medos e bloqueios dos alunos, além do fortalecimento físico e desenvolvimento da coordenação.

Cosmodinâmica (Tai Chi)

Nome cunhado pelo Mestre Superior Rogelio Giordano, remonta a ideia da movimentação em harmonia com o universo, através do conceito do micro e macrocosmo, bastante aplicado nos estilos internos chineses. Nessa modalidade, se trabalha a forma de movimentos utilizados na Liga Internacional de Pa-Kua aplicada ao conceito dos 8 trigramas, com movimentos lentos e contínuos que lembram os utilizados dentro dos estilos de Tai Chi Chuan.

Sintonia (Yoga Chinesa)

O nome sintonia vem da busca da modalidade em se sintonizar consigo mesmo e com as pessoas a sua volta. Essa prática trabalha posturas que imitam os movimentos dos animais e da natureza. Relaciona a prática aliada à respiração para a manutenção da longevidade e orientação de fluxo do Qi (Chi).

Reflexologia

O estudo da reflexologia está diretamente relacionado ao estudo do micro e macro corpo, no qual partes do corpo são massageadas a fim de uma harmonização geral. Além das massagens, exercícios de alongamento e fortalecimento também são trabalhados.

Pa-Kua Energia

Baseada nos conceitos da Medicina Tradicional Chinesa, a modalidade ensina e treina as mais convencionais técnicas de manipulação da energia interna, com o intuito de melhorar a saúde, a força e a vitalidade.

Arquearia

Nessa modalidade são ensinadas as técnicas tradicionais de tiro com arco chinês. Nela, as posturas são diversas: vão desde o desenvolvimento interno ao estudo de movimentações de guerra. Serve como uma forma de meditação e contemplação interna, que auxilia no autoconhecimento e no domínio do corpo e da mente.

 

O principal objetivo do Pa-Kua é melhorar a vida das pessoas, fazendo com elas vençam seus próprios limites, com foco no respeito mútuo.

X