Saúde Integral

30/10/2013 11h19

Conheça os principais tipos de massagem

Dezenas de métodos são utilizados como ferramenta terapêutica

Por Nosso Bem Estar

MAXINE SIMPSON/DIVULGAÇÃO/FLICKR/NBE
007 maxine simpson flickr nbe

Existem dezenas de métodos de massagem e outras terapias manuais que usam o toque como a ferramenta terapêutica principal. Veja algumas a seguir:

Massagem Sueca

A Massagem Sueca é o tipo de massagem mais comum nos países ocidentais. Deriva das antigas formas de massagem aplicadas na Grécia, tendo tornado-se popular, sobretudo no início do Século XIX na Europa através do desenvolvimento dado pelo ginasta sueco Per Henrik Ling, que aliou os seus conhecimentos de ginástica à prática da massagem aprendida na China, criando assim a técnica que ficou conhecida por Massagem Sueca. A Massagem Sueca consiste em fazer pressão, sempre no sentido do fluxo sangüíneo, em diferentes pontos do corpo. Recorre-se também a técnicas de fricção para melhorar o retorno do sangue ao coração. Neste tipo de massagem costuma ser usual a aplicação de determinados óleos de massagem ou pó de talco, para reduzir a sensação de fricção.

Massagem An-má

A Massagem Anma é uma técnica de massagem oriental desenvolvida no Japão no período Edo (1600-1868) a partir das técnicas de Do-intransmitidas da China. “An-ma” significa “apaziguar com as mãos”, mas também significa, na antiga língua chinesa, “empurrar-puxar”. A massagem Anma consiste basicamente da combinação de três recursos: An que significa pressionar, Ma que significadeslizar, e Jûnetsu que significa pressionar e movimentar os dedos da massagem. Engloba um conjunto de movimentos de pressão e alongamento executados com os polegares, dedos, braços, cotovelos em determinados pontos de acupressão ao longo dos 14 maiores meridianos do corpo. A técnica utilizada numa sessão de Anma foca a eliminação de bloqueios energéticos e a libertação do fluxo de energia no corpo, restaurando, promovendo e mantendo um bom nível de saúde.

Massagem Reichiana

Desenvolvida dentro de um ambiente psicoterapêutico, este trabalho, originário das concepções de Wilhelm Reich, busca afrouxar as couraças musculares que se cronificam no corpo, a partir das emoções contidas. A idéia central é simples: devido às ameaças, desde cedo as crianças “aprendem” a conter as emoções contraindo determinadas partes do corpo, como a garganta, por exemplo, para evitar o choro. Com a utilização seguida deste ato a contração se cronifica. Então, mesmo querendo, não se consegue mais chorar (ou respirar amplamente, ou fitar os olhos no outro, etc.). A intervenção massoterapêutica, nesta técnica, visa desbloquear a emoção contida na estrutura muscular restaurando o funcionamento natural nos sete segmentos corporais identificados por Reich como locais preferenciais de encouraçamento.

Massagem Bioenergética

É uma ampliação do conceito da Massagem Reichiana, com a incorporação de exercícios e outras técnicas corporais que visam favorecer a expressividade da pessoa. A terapia bioenergética foi desenvolvida por Alexander Lowen a partir dos conhecimentos essenciais de Wilhelm Reich. Ambas as massagens – Bioenergética e Reichiana - trabalham com a mobilização da energia básica do corpo – a bioenergia - e utilizam recursos como a leitura corporal, exercícios expressivos e o desenvolvimento da capacidade perceptiva e intuitiva do profissional. O objetivo final é propiciar maior fluência energética, com a recuperação das funções corporais naturais, inclusive do orgasmo, e a restauração da naturalidade, conceito que inclui a espontaneidade, alegria de viver, identificação com o corpo e o autoconhecimento, dentre outros.

Massagem Ayurvédica

A Massagem Ayurvédica é a terapia complementar associada à Medicina Ayurvédica (corporificada nos Vedas), de raízes milenares na Índia e que engloba todos os aspectos da saúde física, mental e espiritual das pessoas. Esta prática tem seguramente mais de 5.000 anos de aplicação. Ayurveda deriva de duas palavras sânscritas: “Ayur” que significa “Vida” e “Veda” que significa “Conhecimento”, ou seja, significa o “Conhecimento da Vida Humana”. A Massagem Ayurvédica consiste numa técnica de massagem profunda que alia movimentações vigorosas em toda a massa muscular conjuntamente com manobras de tração e alongamento, além da estimulação de pontos e órgãos vitais. Na Massagem Ayurvédica são usados determinados óleos naturais especiais, aquecidos à temperatura ambiente ou ligeiramente superior, escolhidos de acordo as características psicofísicas de cada pessoa.

Biodinâmica

A Massagem Biodinâmica foi criada na década de 1950 pela norueguesa Gerda Boyesen, psicóloga clínica e fisioterapeuta, como resultado da descoberta de um método para o alívio do estresse e dos seus efeitos secundários. A técnica da Massagem Biodinâmica pode ser aplicada aos ossos, aos músculos, à pele e à aura energética. Cada uma destas aplicações tem um propósito bem definido consoante às necessidades específicas do paciente. O terapeuta utiliza movimentos circulares sobre o corpo do paciente para estimular o relaxamento.

Massagem Desportiva

A Massagem Desportiva implica a utilização de um conjunto de técnicas específicas orientadas, para aumentar a rentabilidade dos desportistas e tonificar os tecidos musculares, atuando ao nível da descompressão muscular. É, sobretudo, aconselhada a pessoas que fazem esforços físicos intensos e regulares, como os atletas de alta competição e todos os que praticam exercício físico regular e exigente em termos musculares. A Massagem Desportiva pode ser utilizada antes da prática do esforço físico intenso, de modo a prevenir eventuais lesões musculares, bem como depois do esforço físico, contribuindo para a redução da tensão muscular.

Drenagem Linfática Manual

A Massagem de Drenagem Linfática Manual é uma técnica específica de massagem manual introduzida pelo casal Emil e Estrid Vodder no início dos anos 30. Esta técnica caracteriza-se por movimentos circulares e em espiral, suaves e precisos, trabalhando intensamente nos centros dos gânglios linfáticos. A massagem deve ser muito suave, pois qualquer pressão em excesso pode ser muito dolorosa e provocar sensações de desconforto. A Massagem de Drenagem Linfática Manualé aconselhada a quem passa muito tempo sentado ou de pé, levando uma vida demasiado sedentária e pobre em exercício físico, dando origem ao aparecimento de edemas, varizes, e hematomas nas partes baixas das pernas e desde que a pessoa não apresente qualquer contraindicação para a massagem.

Reflexoterapia

A Massagem de Reflexoterapia, enquanto técnica integrante do sistema de tratamento Reflexologia, tem a sua origem nas civilizações antigas quando as terapias de pressão eram reconhecidas como medicina preventiva e terapêutica. A Reflexologia é uma técnica muito antiga, havendo indícios de que teria sido utilizada na China há cerca de 5.000 anos. Esta tecnica baseia-se no conceito de que todas as estruturas do corpo se encontram interligadas, podendo, pelo exercício de pressão sobre uma zona específica do pé, beneficiar-se uma situação de mal-estar noutra parte do corpo. A Massagem de Reflexoterapia é, pois, praticada através de pressões ítmicas em pontos específicos dos pés, de acordo com um complexo “mapa” onde se associam pontos específicos do pé a órgãos do corpo humano. Numa sessão de massagem reflexológica, o terapeuta massageia todas as zonas reflexas dos pés, provocando um aumento da circulação sangüínea noutras partes do corpo, pretendendo assim beneficiar todo o organismo. Também existem pontos reflexos nas mãos e nas orelhas.

Craniossacral

A terapia Craniossacral foi criada, desenvolvida e consolidada pelo dr. John Upledger, médico e investigador, quando resolveu procurar explicações para muitos dos problemas de “causasdesconhecidas” com que se deparou ao longo da sua carreira. Desta forma criou uma terapia que se mostrou extremamente útil, prática e eficaz na ajuda de muitos problemas de saúde. É uma terapia que, através de toques, extremamente suaves, consegue detectar e corrigir alterações no funcionamento do sistema sacro-craneano (que envolve a cabeça e a medula espinhal) e nas partes com ele relacionadas, de forma a conseguir obter mais saúde e maior bem- estar.

Shantala

A Shantala é um tipo de massagem milenar indiana,fortemente influenciada pelas tradições do Yoga e da Medicina Ayurvédica, sendo especialmente indicada para os bebês. O dr. Frederick Leboyer, um obstetra francês, observou, em Calcutá, uma mãe massageando o seu bebê, e posteriormente trouxe essa informação para o ocidente. Assim, batizou essa seqüência de movimentos com o nome daquela mulher: Shantala. A massagem Shantala implica uma seqüência de toques efetuados no bebê com carinho, mas também com uma técnica específica, que fomenta o desenvolvimento emocional. A Massagem Shantala aplica-se exclusivamente a recém nascidos
a partir de um mês deidade, bebês e crianças.

Shiatsu

Shiatsu significa, literalmente, “pressão com os dedos”. Assim, deve entender-se que a pressão digital é a principal técnica deste tipo de massagem originária do Japão, que baseia os seus pressupostos na antiga Medicina Tradicional Chinesa. Esta técnica teria sido introduzida no Japão há cerca de 1.500 anos, tendo sido inicialmente apenas utilizada como técnica de relaxamento. É uma técnica que combina a massagem com a pressão nos pontos de acupuntura chineses. Contudo, o Sistema de Massagem Shiatsu, criado no Séc. XX para dar resposta a necessidades de realinhamento energético do corpo, tem atualmente várias escolas e as técnicas utilizadas vão para além da simples pressão digital, utilizando-se igualmente a pressão das mãos, dos cotovelos, joelhos, pés ou mesmo o peso do próprio corpo do terapeuta. De uma forma geral, este método de massagem visa a recuperação e manutenção da saúde através do alinhamento energético do corpo, cujo fluxo harmonioso leva ao equilíbrio integral da pessoa.

Massagem Thai Yoga

Também conhecida por Thai Yoga Massagem, é a massagem tradicional da Tailândia, onde é praticada há cerca de 2.500 anos. Esta massagem é também conhecida como Nuad Borarn (massagem antiga e que cura) por utilizar certos alongamentos que são bastante semelhantes a certas posturas de Yoga. Foi originalmente praticada por monges budistas, sendo baseada em antigos métodos de massagem indianos e chineses, atribuindo-se a sua criação a um médico cirurgião indiano (especialista na arte de cura Ayurveda e reconhecido yogi) de nome Jivaka Kumar Baccha. O terapeuta da Massagem Thai utiliza as suas mãos, pés, braços e pernas para guiar o paciente em várias posições de yoga e “trabalhar as linhas de energia” que circulam no corpo humano. É, contudo, pelo uso das manipulações que este tipo de massagem adquiriu maior fama. É uma técnica pouco vigorosa e extremamente agradável, e seus resultados são excelentes. A massagem é feita no chão em cima de um colchonete e de forma lenta e ritmada. O cliente usa roupas leves e confortáveis para receber esta técnica.

Tui-Na

A Massagem Tui-Na teve a sua origem na China, sendo parte integrante da Medicina Tradicional Chinesa, juntamente com a Acupuntura, a Fitoterapia, a Dietética e o Chi-kung. É utilizada na prática clínica há 2.000 anos com elevado grau de sucesso. Tui significa empurrar, pôr em movimento, apertar, comprimir, estimular afastar, separar e dissipar. Na significa pegar, segurar, puxar, amassar e massagear. Tui-Na significa, assim, “a mão que busca a harmonia, comprimindo, estimulando, pondo em movimento”. É composta por várias técnicas, cada uma com aplicações específicas, utilizadas conforme a natureza da patologia apresentada, a constituição do paciente e a parte do corpo a massagear.

Quick Massage

A Quick Massage ou Massagem Rápida é uma técnica de massagem que é realizada numa cadeira especialmente projetada onde o paciente fica numa posição muito confortável e relaxante, o que permite que o massagista possa trabalhar de maneira fácil e com ótimos resultados a região cervical, ombros, membros superiores e região dorsal. Um dos grandes atrativos da Quick Massage é que o massagista pode levar a cadeira ao local onde o paciente está como no escritório ou na própria casa. As sessões de Quick Massage tem duração média de 15 minutos. Técnica de Alexander No início do Século XX o ator australiano Frederick Matthias Alexander, ao verificar que estava a perder a voz, ficando a sua carreira teatral em risco, descobriu que a cura dependia da correção da sua postura. A partir daí, começou a tentar corrigir a sua postura e, quando o conseguiu, resolveu o problema. Assim nasceu a Técnica de Alexander. A Técnica de Alexander é essencialmente uma reaprendizagem de posturas e respiração corretas, proporcionando uma maior consciência do equilíbrio de forma a obter um alinhamento mais adequado da cabeça, pescoço e coluna. A aplicação da Técnica de Alexander é muito popular entre atores, músicos e
outros artistas, mas pode trazer benefícios a todas as pessoas que sofram de dores crônicas na coluna.

 

Fontes: Jornal Bem Estar

www.portalmassagem.com
www.ayurvedica.org
www.biodynamic.org
www.thaimassage.com
www.reflexologiaintegrada.org
www.shantalamassage.org

X