Saúde Integral

19/08/2015 16h19

Boa alimentação é sinônimo de disposição

Confira algumas dicas práticas para tornar seu dia a dia mais saudável

Por Nosso Bem Estar

Arquivo Nosso Bem Estar
Disposi%c3%a7%c3%a3o 1   bread eggs 610x407

Dicas para tornar seu dia a dia mais saudável

Na nossa rotina, estamos sempre a mil. É necessário que se faça muita coisa em pouco tempo e para isso é preciso ter muita disposição. Quem trabalha, estuda, cuida da casa ou dos filhos precisa estar bem disposto para que consiga bons resultados nas suas atividades. E como dizia o ditado “Você é o que você come”, a alimentação pode influenciar, e muito, na sua energia.

Pensando nisso, preparamos 5 dicas alimentares que, além de serem saudáveis, vão te ajudar a encarar os dias com mais disposição. Confira!

1 Tenha um café da manhã equilibrado

Começar o dia com proteínas e uma porção de carboidratos integrais pode melhorar muito o seu dia. Os carboidratos em geral dão a energia que as pessoas precisam, e o fato de eles serem integrais faz com que liberem essa energia de forma regular durante toda a digestão. Nesses casos, evita-se os picos de glicemia, que podem vir acompanhados de uma sensação de cansaço. Um bom exemplo de carboidratos integrais são os pães integrais. Como proteína no café da manhã você pode ingerir uma omelete, que melhora a disposição.

2 Consuma alimentos que possuam vitamina C

Alimentos com vitamina C possuem antioxidantes que diminuem a absorção de gorduras pelas artérias e também facilitam a digestão, por isso não causam a sensação de “estar pesado”, que muitas vezes é a causa do sono depois das refeições. Uma maneira fácil de incluir a vitamina C nas refeições é comer alguns pedaços de laranja, adicionar pimentão amarelo às preparações ou beber um copo de suco de tangerina, por exemplo.

3 Coma Chocolate

O chocolate pode ser um grande aliado quando você precisa de uma ajudinha a mais para realizar alguma atividade. Ele deve ser bem escolhido, o amargo é o que traz mais benefícios para a saúde. Por possuir cafeína, ajuda o seu corpo a ficar atento e mais disposto. A alfarroba pode ser usada como substituta ao cacau e ainda conta com o benefício de ter ômega 3 e 6 em sua composição. Para ambos, recomenda-se não ultrapassar os 35g diários.

4 Beba café e chá

Na medida certa, o café e o chá podem ser um bom complemento de energia. A cafeína presente no café e em alguns chás, como o verde, combate os efeitos da privação do sono e pode até aumentar a atividade cerebral se consumida na quantidade certa. São recomendados no máximo dois copos de café ou chá por dia.

5 Evite o açúcar

Alimentos muito doces elevam o grau de cansaço depois de um certo tempo. Quando você ingere açúcar, está sinalizando para o cérebro que há uma fonte de energia. Com isso, o metabolismo do corpo aumenta e consome rapidamente a glicose, por isso as pessoas tendem a se sentir mais cansadas após a ingestão de doces.

Com algumas trocas simples na alimentação, é possível aumentar a sua disposição. Lembre-se que, além dessas dicas, é necessário consumir muita água para que o corpo consiga funcionar bem.

Está pronto para ter uma vida de mais qualidade e mais disposição para fazer o que tanto deseja? Quais das dicas você vai adotar? Deixe um comentário falando o que você mais gostou e continue aprendendo sobre qualidade de vida aqui no Portal Nosso Bem Estar.

 

X